Impactos econômicos de curto prazo da Universidade Estadual de Maringá: campus sede no ano de 2006

O objetivo deste estudo é analisar o impacto econômico de curto prazo da Universidade Estadual de Maringá (Campus Sede) e seus efeitos locais e inter-regionais no ano de 2006. A partir da análise de insumo-produto foram calculados os multiplicadores de produção, emprego e rendimentos, geração de emprego e rendimentos e seus transbordamentos, bem como os índices de ligação para trás e para frente, para os vintes setores agregados, com foco principal no setor de Educação Pública. E, por fim, foi calculado o impacto causado nos setores da economia de Maringá, restante do Paraná e Brasil devido a presença da UEM (Campus Sede) nesse município. Como resultado foi observado que o setor 19- Educação Pública está entre os cinco setores com maior número de pessoas ocupadas na economia do município de Maringá, bem como a maior remuneração média mensal. Quanto aos indicadores econômicos, o setor 19- Educação Pública ficou em último lugar no ranking do multiplicador de produção, em relação ao gerador de emprego, foi de 8 empregos total na economia para o aumento de um milhão de reais na demanda final, sendo 6 em Maringá, 1 no restante do Paraná e 1 no Brasil. No quesito gerador de remunerações foi o quinto maior desta economia, com impactos em efeitos locais. A partir da aplicação do orçamente da UEM (Campus Sede) nos indicadores econômicos, os setores que mais se destacaram nessa economia dado a existência da UEM em Maringá são eles, 17- Serviços, 12- Construção Civil e 13- Comercio. Ao considerar os impactos inter-regionais observou-se que foram maiores no restante do Brasil do que em relação ao restante do Paraná, na produção, emprego e rendimentos. O estudo quantificou os benefícios econômicos que a universidade pública da UEM (Campus Sede) gerou em Maringá e com seus efeitos inter-regionais. Permitiu concluir que além dos benefícios sociais, geração conhecimentos e formação de profissionais, a mesma impacta no cenário econômico gerando rendimentos, emprego e produção.