Impacto econômico da Universidade Estadual de Londrina no ano de 2006

O presente estudo teve como objetivo analisar o impacto econômico da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e seus impactos locais e inter-regionais no ano de 2006. Através da análise de insumo-produto foram calculados os multiplicadores de produção, emprego e remunerações, geração de emprego e renda e seus transbordamentos, bem como os índices de ligação para trás e para frente do setor de Educação Pública e o impacto da Universidade Estadual de Londrina dos setores de Londrina. Os resultados mostraram que a Educação Pública empregava 6,19% do pessoal ocupado e é responsável por 12,27% das remunerações geradas no município e também tem a segunda maior remuneração média de Londrina no ano de 2006, ficando atrás somente do setor de Instituições Financeiras. Quanto ao multiplicador de produção o setor de Educação Pública o multiplicador foi de 1,40, ou seja, 19ª dos 20 setores. A Educação Pública se destacou na geração de emprego em Londrina, que junto com os setores de Educação Mercantil e Serviços (13), foi o quarto maior indicador, ficando atrás dos setores: Administração Pública, Comércio e Indústria Diversas e Mobiliários. Já seu multiplicador de emprego é de 1,25, no qual multiplicado pelo total de funcionários da UEL (5.192) geraria um total de 1298 empregos indiretos, e sua capacidade de gerar remunerações por efeito direto no município é a terceira maior com R$ 368.153 milhões. Os efeitos transbordamento tanto de produção quanto de gerador de empregos a Educação Pública tem os menores transbordamentos, o que conclui que a maioria do que é produzido fica em Londrina. Quanto ao impacto da universidade na produção dos setores de Londrina, os que se destacaram foram o setor de Serviços, Construção Civil, já o impacto no emprego, além do Setor de Serviços que gerou 205 empregos e Construção Civil 93, tem-se o setor de comércio com 57 postos de trabalhos gerados pela UEL e a renda gerada pela universidade foi cerca de 2 milhões de reais somente no setor de Serviços, destacando-se também os setores de construção civil e comércio. Através dos resultados foi possível quantificar os benefícios econômicos que uma universidade pública como UEL gera no local em que a mesma se instala, pois além dos benefícios sociais, que é gerar conhecimentos e formar profissionais, a mesma impacta no cenário econômico gerando renda, emprego e produção.