Profa. Daniela Braga Paiano participa do XV Congresso do Mercosul de Direito de Famílias e Sucessões

Nos dias 29 e 30 de maio de 2025, a Profa. Dra. Daniela Braga Paiano do PPGD-UEL participou, na cidade de Bento Gonçalves – RS, do XV Congresso do Mercosul de Direito de Famílias e Sucessões. Consolidado como um dos maiores eventos jurídicos da América Latina e organizado pelo IBDFAM – Instituto Brasileiro de Direito de Família do Rio Grande do Sul, o evento tem alcance internacional e conta com a participação dos maiores pesquisadores da área de Direito de Família e Sucessões no Brasil.

Na ocasião, a Profa. Daniela esteve ao lado de grandes nomes do Direito de Família e Sucessões do Brasil como a Profa. Dra. Giselda Hironaka (USP) que proferiu a palestra de abertura do evento sobre “A reforma do Código Civil e o futuro do direito das sucessões”. Também estiveram presentes o presidente do IBDFAM Brasil, Prof. Dr. Rodrigo da Cunha Pereira, dentre outros nomes como Profa. Dra. Maria Berenice Dias, Prof. Dr. Conrado Paulino da Rosa, Prof. Dr. Rodrigo Toscano de Brito, Prof. Dr. Carlos Pianovki e outros.

Além de prestigiar as brilhantes palestras proferidas, a Profa. Daniela Braga Paiano também pertence ao REFAM – Rede de Pesquisa em Famílias e Sucessões que idealizou o Prêmio Zeno Veloso, uma iniciativa que além de cultivar a memória desse grande jurista que nos deixou em 2021, busca premiar dissertações, teses e soluções jurídico inovadoras que visam contribuir para expandir as fronteiras do conhecimento da área. A Profa. Daniela atualmente encontra-se como coordenadora da comissão julgadora e a Profa. Dra. Rita de Cássia Resquetti Tarifa Espolador também atua na comissão como avaliadora dos trabalhos.

Nesse ano a premiação foi a de melhor solução inovadora na qual foi premiada o Projeto “Restaurando vínculos, de autoria de Lila Maria Spadoni, Analice Vinhal, Amanda Pereira Alves e Anna Luiza Fernandes, Rita de Cássia Godoy, Antonio Henrique Milhomem, Ana Isabela Almeida Egídio, Anna Paula Nicodemos Fleury Alves, Fernanda Frauzino do Vale Garcia, Lais F. S. Dias, Maria Eduarda França Berquó Lobo, a melhor tese, de autoria de Maurem Silva Rocha, denominada “Tem que amar e deixar ir – um olhar sobre a construção do serviço de famílias acolhedoras em Porto Alegre e a melhor dissertação intitulada “Mútua exclusão do direito concorrencial à sucessão (analisada a qualidade de herdeiro necessário do cônjuge e convivente”, de autoria de Laís Mello Haffers. Além dessas categorias foi distribuída menção honrosa à Natália Trindade Emmel pela dissertação “Por uma Releitura Funcional da Legítima: Efeitos da Afetividade e da Autonomia Privada nas Relações Sucessórias”.

A produção acadêmica do PPGND-UEL marcou presença no evento, com a divulgação e venda tanto da obra “Multiparentalidade, Espaços em construção”, de autoria da Profa. Daniela Braga Paiano, publicada nesse ano pela Editora Foco, quanto de algumas das obras coletivas coordenadas e nas quais são autores professores, alunos e egressos do PPGDN-UEL, algumas delas inclusive fruto de disciplinas ofertadas pelo Programa, como “Negócios Jurídicos: Aspectos Públicos e Privados”, “, Direito de Família e das Sucessões 1 – Relações Existenciais”, Direito de Família e das Sucessões 2 – Relações Existenciais”, “Estatuto da pessoa com Deficiência: Reflexões e Perspectivas”.

Parabenizamos a Profa. Daniela Braga Paiano pela constante busca pelo conhecimento acadêmico e aprimoramento e por carregar sempre consigo o orgulho de pertencer ao Programa de Pós-Graduação em Direito Negocial da UEL (PPGDN-UEL).