Especialista em Governança Marítima ministra palestra para alunos de pós-graduação
O programa de mestrado e doutorado em Direito Negocial deu início às atividades do semestre com a palestra “Espaços Marítimos e Governança Internacional”, ministrada pelo Contra-Almirante da Reserva da Marinha do Brasil Marcos Lourenço de Almeida. O evento contou com a presença de diversos alunos e foi uma oportunidade enriquecedora para aprofundamento em temas estratégicos e geopolíticos.
Com uma carreira sólida e vasta experiência nacional e internacional, o Contra-Almirante Marcos Lourenço é graduado em Ciências Navais pela Escola Naval (1984), possui mestrado e doutorado em Ciências Navais pela Escola de Guerra Naval e especialização em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB). Sua trajetória inclui atuações relevantes em comitês da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, no Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) e no Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGEN), representando, respectivamente, a Marinha e o Ministério da Defesa.
Durante sua palestra, o oficial abordou os desafios contemporâneos da governança dos espaços marítimos, com ênfase no Poder Marítimo, Direito do Mar e nas dinâmicas multilaterais de regulação internacional, pautando reflexões sobre a importância da soberania, cooperação internacional e sustentabilidade dos oceanos.
Destaca-se ainda sua atuação como assessor na Missão Permanente do Brasil junto às Nações Unidas, em Nova York, entre 2003 e 2005, quando coordenou as resoluções sobre Oceanos e Direito do Mar (Omnibus) nas 59ª e 60ª Assembleias-Gerais da ONU. Também ocupou cargos como Chefe da Oceanografia e Imediato do Navio Oceanográfico ANTARES, Comandante do Navio Hidrográfico ARGUS, Diretor do Centro de Hidrografia da Marinha e Diretor do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira.
Atualmente, é Vice-Presidente da Associação Internacional para Auxílios à Navegação Marinha (IALA), na França, coordenador de área do Centro de Estudos Político-Estratégicos da Marinha (CEPE-MB), além de sócio fundador da Oceani Fraternitatem Consultoria do Mar.
A instituição agradece ao palestrante pela generosa contribuição e deseja aos novos alunos um semestre profícuo, pautado pelo pensamento crítico e pela excelência acadêmica.
