Prof. Clodomiro Bannwart e mestranda Priscila Silva debatem sobre compliance em instituições religiosas com o Padre Rafael Solano
No dia 11 de julho de 2025, o coordenador do PPGDN, prof. Dr. Clodomiro Bannwart, e a mestranda Priscila Silva – que pesquisa o compliance nas instituições religiosas – foram recebidos pelo Padre Rafael Solano para uma conversa sobre a relevância do compliance para a Igreja Católica no Brasil. Rafael Solano, que também é professor e coordenador do Curso de Teologia da PUC/Londrina, apresentou a experiência do compliance na Arquidiocese de Londrina e o processo de governança adotado pela CNBB.
Nesta conversa ficou evidenciado que o compliance dentro da Igreja Católica já vem sendo pensado há mais de oito anos. Solano destacou que “a política de Compliance está na contramão de um mundo perverso e corrupto onde se pagam propinas e se mente. O compliance veio para ficar. Tem a ver com transparência, atuação ética, honestidade, coerência e se atentar para os aspectos legais e morais. Compliance é o que nos dá garantia para que a transparência e a verdade sejam estabelecidas nas organizações”.
O padre Solano também assegurou que o compliance religioso representa uma contribuição inovadora e necessária à consolidação dos ensinamentos cristãos baseados no próprio Evangelho, ao promover práticas de integridade, transparência e responsabilização institucional nas organizações religiosas.
O compliance deve ser observado pelo conjunto de pessoas que integram a organização, incluindo os fornecedores, e os explicita num processo de comunicação, de modo que a informação seja compartilhada por todos, como uma espécie de ouvidoria transparente.
A contribuição do Padre Rafael Solano foi muito importante e se alinha ao projeto de pesquisa que a mestranda Priscila Silva tem desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Direito Negocial da Universidade Estadual de Londrina.
