UEL realiza o XV “Diálogos Filosóficos e Jurídicos” e fortalece parcerias acadêmicas nacionais e internacionais

Nos dias 13 e 14 de novembro de 2025, o programa de pós graduação em direito Negocial e a Especialização em filosofia política e Jurídica da Universidade Estadual de Londrina promoveram mais uma edição do evento Diálogos Filosóficos e Jurídicos, reafirmando o compromisso com a integração acadêmica e a produção de conhecimento de excelência.

Durante o evento, o coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito da UEL, Dr. Clodomiro Bannwart, e o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia Política e Jurídica, Dr. Elve Cenci, reuniram-se com a diretora da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF), Profa. Dra. Fernanda Pontes Pimentel, e com os professores Dr. Gilvan Luiz Hansen, que atua na graduação e na pós-graduação da UFF, e Dr. Eder Fernandes Monica, também da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Na reunião trataram de ações conjuntas voltadas à internacionalização da pesquisa, promoção de eventos científicos e a consolidação de uma rede de colaboração acadêmica entre as instituições. A parceria entre UEL e UFF, já tradicional, foi reafirmada com novos encaminhamentos para atender às diretrizes da CAPES relacionadas à internacionalização e pesquisas em rede. O encontro foi considerado altamente produtivo e alinhado às metas institucionais dos Programas envolvidos.

O primeiro dia de atividades contou com palestras que estimularam o debate crítico entre estudantes, docentes e pesquisadores. O egresso do Mestrado em Direito da UEL, Eder Fernandes Monica, apresentou reflexões sobre a digitalização contemporânea a partir de sua obra Sujeito de Direito Digital: A nova governamentalidade do sujeito na era digital.

Na sequência, a professora Dra. Fernanda Pontes Pimentel discutiu o tema “Desafios das IAs na Advocacia e no Direito”, ressaltando a importância do uso responsável e ético das tecnologias de inteligência artificial no ambiente jurídico.

Encerrando a noite, o professor Dr. Cláudio Ladeira, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ministrou a palestra “Jurisdição constitucional e democracia: Habermas versus Carl Schmitt”.

Os temas despertaram intenso debate entre os participantes.

O segundo dia do evento foi marcado por homenagens especiais. A servidora Zaneti Corrêa da Silva, do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), recebeu honrosa homenagem de reconhecimento pelos 50 anos de dedicação à UEL. Também foi homenageado o professor Dr. Gilvan Luiz Hansen, em razão de sua trajetória acadêmica exemplar e de sua relevante contribuição ao ensino filosófico e jurídico.

O professor Dr. Gilvan Hansen proferiu a conferência “Democracia e modernidade: Utopia no século XXI?”, encerrando o evento com brilhantismo e instigando importantes reflexões sobre os rumos da democracia contemporânea. O evento Diálogos Filosóficos e Jurídicos consolidou-se como um espaço de troca intelectual, confraternização e celebração da produção científica. A UEL agradece a participação de todos que contribuíram para o sucesso desta edição.