Evento na UEL conecta inovação, tradição e desenvolvimento econômico com foco na Propriedade Intelectual e a Cultura da Seda
Na última terça-feira, 26 de agosto de 2025, a Universidade Estadual de Londrina (UEL) sediou o evento “Propriedade Intelectual e a Cultura da Seda”, iniciativa que uniu direito, inovação e desenvolvimento econômico regional. A atividade foi organizada e conduzida pela doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Direito Negocial da UEL (PPGDN), Temis Chenso Pedroso, que reforçou o protagonismo acadêmico do PPGDN e da instituição na promoção do diálogo entre universidade e mercado.
Realizado em parceria com a Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI) e a Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial – Seccional Sul (ABAPISUL), o encontro contou com palestras sobre Direito da Moda, Patentes Acadêmicas e Marcas & Inovação, com a participação de professores, pesquisadores e profissionais da área de propriedade intelectual.
O evento promoveu um rico debate sobre a cadeia produtiva do bicho-da-seda, as pesquisas em andamento na universidade e as iniciativas empresariais e institucionais relacionadas ao setor. Na sequência, os participantes realizaram uma visita técnica à indústria BRATAC, referência mundial na produção de fios de seda, que abastece as grandes marcas da moda de luxo, como Hermès e Chanel, o que proporciona a aproximação entre pesquisa acadêmica e mercado internacional.
Por fim, o encontro demonstrou que os profissionais da área da propriedade intelectual estão dialogando com as tradições regionais e contribuindo para o fortalecimento econômico, ao passo que reafirma o papel da Universidade Estadual de Londrina (UEL), por meio do Programa de Pós-Graduação em Direito Negocial, na articulação de saberes e práticas que aproximam direito, inovação e o mercado regional.

