A pós-graduação lato sensu em Sanidade Animal, após cinco ano de oferta, resultou na modalidade stricto sensu na Medicina Veterinária da UEL. Tal consolidação ocorreu devido a maturidade do grupo de docentes vinculados ao curso. Em 1991, foi enviado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES uma proposta de curso de mestrado em Sanidade Animal. Após aprovação, a primeira turma teve início em 1992. Desde então, ao longo dos anos, o curso sofreu algumas readequações, particularmente com o objetivo de acomodar novos docentes, novas linhas de pesquisa, nova área de concentração e, principalmente, as novas realidades do mercado de trabalho e de inserção dos profissionais da área de ciências agrárias no contexto de ações de ensino, pesquisa, desenvolvimento, difusão de tecnologia, prestação de serviço, comércio e indústria. No ano de 2002, o Programa de Pós-graduação em Ciência Animal da Universidade Estadual de Londrina – PPG-CA/UEL, teve a sua maior e principal reestruturação. Com a maior maturidade científica e ascensão profissional do grupo de docentes responsáveis pelo curso de mestrado em Sanidade Animal e parceria com os professores vinculados ao Departamento de Zootecnia da UEL foi proposto à CAPES a abertura do nível de doutorado. Desse modo, a proposta de doutorado foi formatada nos moldes atuais com duas áreas de concentração constituídas pelas áreas de Sanidade Animal e de Produção Animal, ressalta-se que já naquela época o PPG-CA tinha vislumbrado a necessidade de união entre os departamentos para solidificar o PPG. A partir dessa proposta o Programa deixou de estar vinculado a um único departamento proponente, o Departamento de Medicina Veterinária Preventiva, mas também ao Departamento de Zootecnia. Além da união dos departamentos, a proposta incluiu na área de concentração Sanidade Animal, alguns colegas do Departamento de Clínicas Veterinárias, que desenvolviam pesquisas com interface na Sanidade Animal. Considerando o grande incremento que obtivemos tanto em termos quantitativos quanto, principalmente, qualitativos com relação às ações de pesquisa e desenvolvimento e que contribuíram com a consolidação do programa essa ainda é a nossa formatação atual. Após a nossa consolidação no âmbito nacional, representada pelo conceito 5 atribuído ao Programa por três avaliações trienais consecutivas, a coordenação do Programa direcionou esforços no sentido de incrementar ações com o objetivo de promover a internacionalização do Programa. No triênio 2010-2012 o Programa de Pós-graduação em Ciência Animal deu o seu maior salto qualitativo. Após 22 anos de intensos trabalhos de pesquisa, ensino e extensão conduzidos no contexto do programa, e principalmente, após o amadurecimento do corpo docente e efetiva consolidação de nossas Linhas de Pesquisa e Áreas de Concentração tivemos os nossos esforços valorizados pela CAPES.

Nesse triênio (2010-2012) alcançamos o tão almejado reconhecimento de nossas ações desenvolvidas tanto no âmbito nacional quanto, principalmente, internacional. Com esse reconhecimento fomos contemplados com o conceito 6. No último quadriênio de avaliação (2017-2020) alcançamos o conceito 7, o maior conceito CAPES atribuído a Programas de Pós Graduação consolidados com forte expressão nacional e com ações de pesquisa e intercâmbio internacional.

O Programa

O Programa de Pós-graduação em Ciência Animal, nos níveis de Mestrado e Doutorado, tem como objetivo geral a qualificação de recursos humanos na área de Ciências Agrárias, em especial para o desenvolvimento de pesquisas em Sanidade e Produção Animal. O Programa tem como objetivos específicos a qualificação e a formação de profissionais para investigação científica e técnica em duas áreas de concentração:

1. Área de concentração em Sanidade Animal:

Nessa área são abordados, principalmente, os seguintes tópicos:

  1. Defesa sanitária animal;
  2. Diagnóstico, tratamento, controle e profilaxia de doenças infecciosas, parasitárias, carenciais e metabólicas de importância em Medicina Veterinária;
  3. Avaliação antigênica e molecular de microrganismos de interesse em Sanidade Animal;
  4. Saúde Pública Veterinária, por meio do estudo de zoonoses e do controle da qualidade microbiológica e de resíduos na cadeia de produção de alimentos de origem animal.

2. Área de concentração em Produção Animal:

Nessa área são abordados, principalmente, os seguintes tópicos:

  1. Manejo zootécnico;
  2. Nutrição animal;
  3. Alimentos e alimentação;
  4. Bem-estar animal;
  5. Biotécnicas da reprodução aplicadas às principais espécies animais de interesse econômico.

A proposta do Programa é oferecer ao mercado de trabalho profissionais qualificados para atuarem em instituições públicas e privadas de ensino, pesquisa e desenvolvimento, e nos campos da defesa sanitária animal, saúde pública veterinária, produção e reprodução animal. Para isto o pós-graduando, por meio de uma grade curricular, de trabalhos práticos desenvolvidos em laboratórios e no campo e de atividades extra-curriculares, terá a oportunidade de exercitar o espírito crítico e criativo em busca do conhecimento e solução de problemas.

O Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal proporciona que três departamentos: 1. Medicina Veterinária Preventiva; 2. Zootecnia; e 3. Clínicas Veterinárias, vinculados aos cursos de graduação em Medicina Veterinária e em Zootecnia da UEL, desenvolvam as atividades integradas de ensino de pós-graduação vinculados a um único Programa. Atualmente estão sendo desenvolvidos projetos de pesquisas, dissertações e teses envolvendo, simultaneamente, as duas grandes áreas de concentração do Programa em projetos com característica muldisciplinar e com interface nessas Áreas de Concentração. Essa conduta, sem dúvida, traz vantagens com relação ao amadurecimento científico e tecnológico do corpo docente do Programa e, principalmente, aos nossos pós-graduandos que terão a oportunidade de discutir problemas e soluções relativos à Ciência Veterinária de uma forma mais integrada e global.

A proposta de implantação do nível de doutorado nas áreas de concentração Sanidade Animal (2001) e Produção Animal (2002) deveu-se, em particular, ao amadurecimento do grupo proponente que nesses 20 anos cresceu consideravelmente, tanto em termos quantitativos quanto, principalmente, qualitativos. O nível de doutorado possibilitou o incremento científico e tecnológico nas atividades de pesquisa, ratificando a consolidação dos grupos de pesquisas vinculados ao Programa. Com a implantação do nível de doutorado estão sendo desenvolvidos projetos de pesquisas mais abrangentes e com maior nível tecnológico considerando, particularmente, tanto a experiência dos alunos no desenvolvimento de pesquisas quanto dos orientadores, uma vez que já passaram pela experiência de orientação no nível de mestrado.