O Programa de Mestrado e Doutorado em Química (PMDQ) visa formar recursos intelectuais na área de Química com o mais alto padrão. O PMDQ tem natureza acadêmica e de pesquisa com objetivo essencialmente científico, sendo que o alvo central não se baseia somente na transmissão do saber já constituído, mas está voltado à elaboração de novos conhecimentos mediante a atividade de pesquisa criadora. Adicionalmente, o Programa de Pós-graduação tem por finalidade oferecer dentro da universidade o ambiente e os recursos apropriados para que ocorra a franca investigação científica, onde possa assegurar-se a ação autônoma e inovadora das mais altas formas da cultura universitária. Compete ao PMDQ a formação de profissionais criadores e competentes que possam atender a demanda no ensino básico e superior, garantindo ao mesmo tempo a constante melhoria da qualidade profissional. Ainda, pretende-se estimular o desenvolvimento da pesquisa científica por meio da preparação adequada de pesquisadores, pelo treinamento eficaz de trabalhadores intelectuais do mais alto padrão para atender às necessidades do desenvolvimento nacional em todos os setores, bem como atuar no desenvolvimento de novas técnicas e processos.

Público Alvo

Poderão candidatar-se ao Programa de Pós-Graduação em Química – Curso de Mestrado ou de Doutorado, graduados em Química ou áreas correlatas.

Bolsas de Estudo

O Programa dispõe de bolsas oferecidas pela CAPES, CNPq e Fundação Araucária. A Comissão de Bolsas é responsável pela distribuição de bolsas seguindo as normas definidas pela CAPES, CNPq e Fundação Araucária e conforme a disponibilidade. A classificação dos candidatos a bolsas é realizada considerando o mérito acadêmico do pós-graduando julgado através de provas de conhecimento e análise de Curriculum Vitae.

Duração

O Mestrado tem a duração mínima de 02 (dois e máxima de 04 (quatro) períodos letivos.

O Doutorado terá a duração mínima de 04 (quatro) e máxima de 08 (oito) períodos letivos.

Número de Vagas

São ofertadas 50 vagas anuais para alunos regulares de Mestrado e 22 vagas para alunos regulares de Doutorado.

Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Química

Prof. Dr. Alexandre Orsato (Coordenador) – orsato@uel.br

Prof. Dra. Gizilene Maria de Carvalho (Vice-coordenadora)

Prof. Dra. Maria Luiza Zeraik (Membro da comissão)