ANDRÉIA DA CUNHA MALHEIROS SANTANA

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), Mestrado (2003) e Doutorado (2010) em Educação Escolar, também pela UNESP. No mestrado desenvolveu uma pesquisa sobre a importância dos estágios na formação dos licenciados do curso de Letras e, no doutorado, pesquisou sobre as necessidades de formação continuada dos gestores e professores de português e inglês da rede pública. Além disso, cursou Pedagogia (2009) e participa dos grupos de estudos e pesquisas GEPFEC (Grupo de Estudos e Propostas sobre a Formação do Professor Contemporâneo- UNESP) e FELIP (Formação e Ensino em Língua Portuguesa- UEL). Em 2013, concluiu o Pós-Doc, na UFSCar, desenvolvendo uma pesquisa sobre a relação entre as avaliações externas, as políticas públicas, a formação continuada dos professores e a melhoria da qualidade na escola pública. Atualmente, é professora adjunta na Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde atua diretamente na formação de professores de língua portuguesa.
ADILSON DOS SANTOS

Adilson dos Santos possui graduação em Letras Anglo Portuguesas (1999), especialização em Literatura Brasileira (2002), mestrado em Letras (2004) e doutorado em Letras (2009) pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente, é professor Adjunto D – Nível AD-D desta instituição e coordenador do projeto de pesquisa “O fantástico na contística do século XX”.
CLÁUDIA LOPES NASCIMENTO SAITO

Graduada em Letras Vernáculas (1989/UEL), com Especialização em Língua Portuguesa (1998/UEL), mestrado em Estudos da Linguagem (2000/UEL/ bolsa CAPES) e doutorado em Filologia e Linguística Portuguesa (2007/UNESP/bolsa CAPES). Durante uma década, foi professora na Educação Básica, do Estado do Paraná. Desde 2000, passou a se dedicar ao ensino superior, em que atuou em instituições como a UEL (2000-2001), UNOPAR (2000-2003), FACCAR (2000- 2003), UNICENTRO (2008- 2011) e UNINGÁ (2011-2012). Desde 2012, é professora adjunta do curso de Letras/Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de Londrina UEL na área de Metodologia de Ensino. De 2004 a 2010, fez parte Centro de Formação Continuada, Desenvolvimento de Tecnologias e Prestação de Serviços para as Redes Públicas de Ensino (CEFORTEC) em parceria (UEPG/UFPR/UEL/UNIOESTE/PR)- para formação continuada dos professores em exercício, onde atual como professora conteudista e formadora de Ensino na modalidade em EAD. Tem capítulos publicados nos materiais do curso de Normal Superior ? modalidade EaD (UEM/PR). Ministra cursos no Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE/SEED/PR), assim como orienta professores da Educação Básica. É pesquisadora do Projeto de Pesquisa/CNPQ “Atividade de Linguagem e Trabalho Educacional? (ALTED/ UEL). Segunda líder do Grupo de Pesquisa ?Gêneros Textuais e Mediações?(GEMFOR/CNPQ) junto à Profª Drª Elvira Lopes Nascimento (UEL). Tem experiência na área de Linguística e Língua Portuguesa, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: formação inicial e continuada de professores, ensino de língua portuguesa, letramentos multissemióticos, ferramentas tecnológicas na educação, gêneros discursivos e transposição didática. Desenvolve pesquisas com base na fundamentação teórico-metodológica do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e na Semiótica de linha francesa.
DIRCEL APARECIDA KAILER

Possui graduação em Letras Português e Inglês pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1996), mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2004) e doutorado em Língüística e Língua Portuguesa pela Faculdade de Ciências e Letras da UNESP- Campus de Araraquara (2008). Atualmente é professor adjunto a da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolingüística e Dialetologia, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos fonéticos, estudos variacionistas, alçamento de vogais, atlas linguístico.
FLÁVIO LUÍS FREIRE RODRIGUES

É mestre em Letras (2000) e doutor em Estudos da Linguagem (2010), pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Londrina. Ministra aulas na especialização em Língua Portuguesa na UEL. Também ministrou aula de pós-graduação na Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, no Centro Universitário Filadélfia e na Faculdade de Jandaia do Sul – FAFIJAN. Tem experiência na área de Letras e Comunicação Social, com ênfase em Estudos Linguísticos, Leitura e Produção de textos.
MARIA JOSÉ GUERRA DE FIGUEIREDO GARCIA

Possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo, mestrado em Lingüística (1995) e doutorado em Semiótica e Lingüística Geral (2000), ambos pela Universidade de São Paulo; e pós-doutorado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes – USP. Tem experiência em cursos de Letras e de Comunicação Social, atuando principalmente nas seguintes áreas: semiótica, linguística, língua portuguesa, sociolinguística, análise do discurso e comunicação. Atualmente é professora da Universidade Estadual de Londrina, trabalha na área de pesquisa em modelos linguístico, bilinguismo e povos indígenas.
SHEILA OLIVEIRA LIMA

É professora no Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas do CCH da Universidade Estadual de Londrina. Graduada e licenciada em Letras (1994), mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada (2001) e doutora em Linguagem e Educação pela Universidade de São Paulo (2006). Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, alfabetização, letramento, oralidade, literatura.
SONIA PASCOLATI

Possui graduação em Letras (1994), graduação em Pedagogia (1997), mestrado em Letras – Estudos Literários (1999) e doutorado em Estudos Literários (2005), todos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara. Realizou estágio pós-doutoral durante 2012 na Université Paris-Sorbonne (Paris IV) sob supervisão de Denis Guénoun com projeto de pesquisa sobre Jean Anouilh. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria do drama; estudos de dramaturgia nacional e estrangeira; literatura brasileira; estudos comparados, em particular as relações entre literatura dramática e outras linguagens como teatro e cinema; literatura infantil e juvenil; literatura e ensino.
WAGNER FERREIRA LIMA

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(1995), mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(1999) e doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(2005). Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas:preposições regidas, paradigmas verbais, regras de emprego preposicional.