Qualificação
– O exame de qualificação deverá ocorrer, no máximo, 36 meses do início do doutorado, e exigir-se-á a apresentação prévia por escrito e a defesa oral de um manuscrito na forma de artigo científico, que seja produto da Tese de doutorado e que inclua como autores o estudante e o orientador, sendo o estudante o primeiro autor.
– Paras as bancas deverão ser indicados 5 nomes: 3 membros titulares e 2 membros suplentes;
– Deverão ser professores doutores, sendo 1 titular e 1 suplente externo ao PGCIF;
– Tempo de apresentação será de 30 a 40 minutos.
– Formato: artigo científico (português ou inglês)
* O orientador poderá estar presente na apresentação mas não na arguição da qualificação.
** O estudante de doutorado que tiver publicado ou aceito para publicação pelo menos 1 (um) artigo oriundo da Tese, em periódico classificado no mínimo como B1 no Qualis da área a que pertence o curso na CAPES, será considerado aprovado no exame de qualificação, sem a necessidade de apresentação e defesa perante uma banca.
O estudante deverá fornecer aos membros da banca, no mínimo com uma semana de antecedência, cópia do artigo a ser defendida no exame de qualificação, em comum acordo com o orientador.
Defesa
– Paras as bancas deverão ser indicados 8 nomes, além do orientador: 4 membros titulares e 4 membros suplentes;
– Deverão ser portadores do título de doutor, sendo no mínimo 2 titulares e 2 suplentes externos ao PGCIF, e pelo menos 1 dos titulares e 1 dos suplentes externos à UEL;
– Tempo de apresentação será de 40 a 60 minutos.
– Formatos:
– No formato tradicional, a Tese deverá conter, no mínimo, os seguintes elementos:
I. Resumo em Português e Inglês;
II. Introdução;
III. Justificativa e objetivos;
IV. Material e métodos;
V. Resultados;
VI. Discussão;
VII. Conclusões
VIII. Referências Bibliográficas;
IX. Cópia do certificado de aprovação do Comitê de Ética em Experimentação com Animais ou Seres Humanos deve ser anexada a versão final da dissertação ou tese.
– Quando redigida na forma de artigos, deverá conter os seguintes itens:
I. Título geral: claro e o mais conciso possível;
II. Resumo geral em português e inglês;
III. Introdução geral e as referências bibliográficas utilizadas;
IV. Artigos;
V. Cópia do certificado de aprovação do Comitê de Ética em Experimentação com Animais ou Seres Humanos deve ser anexada a versão final da dissertação.
O estudante deverá enviar os exemplares (ou arquivo) da Tese aos examinadores com antecedência mínima de 15 (quinze) dias.
Atenção:
As bancas precisam ser cadastrados até 30 dias antes da data da qualificação ou defesa, para homologação pela PROPPG. Portanto, enviar o formulário de pedido de banca com até 40 dias da data prevista para defesa, afim de garantir o período para tramitação internamente no nosso colegiado para aprovação.