A Fisiopatologia Clínica representa um campo de estudos avançados na busca das causas e efeitos das patologias, cujo maior objetivo é o de promover a interação entre a área do ensino básico – a fisiologia (estudo do funcionamento dos órgãos e sistemas) e a áreas em que são aplicados estes conhecimentos: a investigação e os exames clínicos e laboratoriais com a subsequente interpretação do diagnóstico.

O Programa de Fisiopatologia Clínica e Laboratorial, recomendado em dezembro de 2015 pela CAPES, com conceito 4, conta com uma área de concentração (Fisiopatologia Clínica e Laboratorial) e 4 linhas de pesquisa. Apresenta, ainda, uma grade curricular que proporcionará uma formação acadêmica-científica fundamentada nos 4 grandes pilares de conhecimento sobre doenças: etiologia, mecanismos celulares e moleculares envolvidos na patogenia, diagnóstico e tratamento. O programa conta com um corpo docente de 16 docentes, todos doutores contratados em regime de 40 horas semanais.

OBJETIVOS / PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO

Possibilitar o desenvolvimento de conhecimentos aprofundados, provenientes das investigações científica nas áreas de atuação do Programa.

Promover e capacitar profissionais da área de ciências biológicas e da saúde para o exercício da multidicisplinariedade / interdisciplinariedade no ensino e pesquisa em saúde.

Capacitar os estudantes para o planejamento e desenvolvimento de investigações científicas em áreas de fronteira do conhecimento, bem como para a concepção e a implementação de novas estratégias metodológicas, processos e produtos.

Formar pesquisadores de alta qualidade científica e docentes de alta competência para magistério em Instituições de Ensino Superior, com uma carreira de ensino e pesquisa produtiva e independente.

Capacitar os profissionais para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, que devem resultar em trabalho de dissertação de mestrado e artigos científicos a serem publicados em periódicos científicos da área.

PÚBLICO-ALVO

Poderão candidatar-se ao processo de seleção em nível de mestrado portadores de diploma de cursos superiores nas grandes áreas de ciências biológicas e da saúde (Ciências Biológicas, Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia).

NOTA CAPES: 4

Número de Vagas: Serão ofertadas 15 vagas para o Mestrado e 15 para o Doutorado.

Comissão Coordenadora do Programa:

Coordenadora: Profª. Dra. Marcia Regina Eches Perugini

Vice-coordenadora: Profª. Dra. Jaqueline Dario Capobiango

Membros: Prof. Dr. Emerson José Venâncio

Profª. Dra. Marla Karine Amarante

Profª. Dra. Sueli Fumie Yamada Ogatta