Identificação de setores-chave para o desenvolvimento do município de Londrina

Esta pesquisa tem como objetivo identificar os setores-chave da economia de Londrina (PR) em 2017. Para tanto, foi utilizada a matriz de insumo-produto (MIP), com dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). Os resultados mostram oito setores-chave e três motrizes, sendo os maiores índices de ligações intersetoriais de Rasmussem-Hirschman para trás são: produtores de borracha e plástico; produtos químicos; telecomunicações; armazenamento; atividades auxiliares dos transportes e correio; transporte terrestre e; atividades de televisão rádio, cinema e gravação/edição. Já os maiores índices de ligações intersetoriais de Rasmussem-Hirschman para frente são comércio por atacado e a varejo exceto veículos automotores; transporte terrestre; intermediação financeira, seguros e previdência complementar; produtos químicos; armazenamento, atividades auxiliares dos transportes e correio; atividades de televisão, rádio, cinema e gravação/edição de som e imagem; produtos de borracha e plástico, e telecomunicações. Os setores líderes no multiplicador de produção são: indústria automobilística e peças; indústria alimentar; produtos de madeira; celulose, papel e produtos de papel e; produtos de minerais não-metálicos.