Periódicos e revistas selecionados

A Economia em Revista – AERE

Revista do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Maringá, criada em 1992. De periodicidade quadrimestral, tem um escopo plural, publicando textos na área de Economia e afins.

EconomiA – Revista da ANPEC

Revista da ANPEC, iniciada em 2000. Aceita submissões de artigos teóricos e aplicados em todos os campos da economia.

Economia Aplicada

Revista do Departamento de Economia da FEA-USP (Ribeirão Preto). Originalmente lançada em 1997, voltada exclusivamente para artigos científicos em economia aplicada.

Economia & Região

Revista do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Londrina. Com publicação semestral, aceita artigos originais e inéditos no campo da economia, economia regional, desenvolvimento regional e local e temas afins.

Estudos Econômicos (São Paulo)

Revista de iniciativa do Departamento de Economia da Universidade de São Paulo. Criada em 1971, tem periodicidade trimestral e é indexada no Scopus e no SciELO.

Nova Economia

Revista do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG. Criada em 1990, publica artigos e resenhas de economia teórica e aplicada e áreas afins. A revista publica três números regulares por ano.

Pesquisa e Planejamento Econômico – IPEA

Revista de publicação quadrimestral com análises teóricas e empíricas sobre uma ampla gama de temas temas relacionados à economia brasileira. Estabelecida em 1971 sob o título Pesquisa e Planejamento, PPE é publicada em abril, agosto e dezembro.

Revista Análise Econômica (RAE)

Revista da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS de periodicidade quadrimestral. Publica, desde 1983, artigos científicos em português, inglês e espanhol.

Revista Brasileira de Economia – FGV

Revista open acess de periodicidade trimestral. Publica trabalhos de conteúdo analítico (artigos), que apresentem contribuições originais, tanto de cunho geral como de avaliação empírica, no campo geral da Economia. A revista também publica resenhas bibliográficas, com análise crítica de livros, editados no Brasil e no exterior, que estejam ligados à Economia.

Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos – RBERU

A Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (RBERU) é uma publicação oficial da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (ABER). Publica trimestralmente artigos no campo da ciência regional, com ênfase para estudos sobre a realidade brasileira.

Revista de Econometria da SEB – Brazilian Review of Econometrics

Revista da Sociedade Brasileira de Econometria (SEB). Desde 1981, publica artigos originais relacionados a métodos quantitativos relativos a problemas econômicos.

Revista de Economia Contemporânea (REC)

Revista do Instituto de Economia da UFRJ. Publicada quadrimestralmente em formato eletrônico. Enfatiza artigos acadêmicos originais e inéditos em temas variados da análise econômica, especialmente os que sejam relevantes para a economia do Brasil e da América Latina.

Revista de Economia Política – Brazilian Journal of Political Economy

Revista com revisão pelos pares, bilíngue, publicada trimestralmente desde 1981 pelo Centro de Economia Política.

Revista de Economia e Sociologia Rural – SOBER

Revista mantida pela Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SOBER). Revista de fluxo contínuo, com trabalhos originais, escritos em português ou inglês, de natureza científica sobre assuntos relacionados à agricultura, à agroindústria e às questões rurais.

Links

Sistema de Bibliotecas da UEL

Sistema de acesso digital à infraestrutura das Bibliotecas da Universidade Estadual de Londrina.

Fundo Monetário Internacional – International Monetary Found

Organização internacional criada após a Conferência de Bretton Woods em 1944. Originalmente objetivava ajudar na reconstrução do sistema monetário internacional no período pós-Segunda Guerra Mundial. Seus objetivos atuais são de promover a cooperação econômica internacional, o comércio internacional, o emprego e a estabilidade cambial – auxiliando os países no equilíbrio de seus balanços de pagamentos.

Banco Mundial – The World Bank

Instituição financeira internacional que efetua empréstimos a países em desenvolvimento. É o maior e mais conhecido banco de desenvolvimento no mundo, além de possuir o estatuto de observador no Grupo de Desenvolvimento das Nações Unidas e em outros fóruns internacionais, como o G20.

JSTOR

Biblioteca digital que oferece, via convênio da CAPES, acesso a mais de 12 milhões de artigos, livros e fontes primárias de 75 disciplinas.

International Input-Output Association

Associação internacional de Insumo-Produto. Organização científica sem fins lucrativos, fundada em 1988, com o objetivo de avançar os conhecimentos na área de Insumo-Produto.

National Bureau of Economic Research

Organização privada e apartidária criada em 1920. Busca facilitar a investigação e análise de fronteira em assuntos da economia.

North American Regional Science Council

Conselho norte americano de ciência regional. Busca expandir as ideias e conhecimentos relacionados aos fenômenos urbanos e regionais.

Associação Brasileira de Estudos Regionais – ABER

Associação multidisciplinar sem fins lucrativos/ Formada por pesquisadores interessados em estudos de fenômenos sociais e suas manifestações no território.

Banco Central do Brasil

Autarquia federal, integrante do Subsistema Normativo do Sistema Financeiro Nacional Brasileiro. Criado ao final de 1964, é hoje a autoridade monetária do país, com importante atuação sobre a economia brasileira.

CEDEPLAR

Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG. Criado em 1967, inicialmente com ênfase em estudos de economia regional. Atualmente possui uma estrutura mais diversificada, sendo um dos principais centros de análise de aspectos demográficos na Economia Brasileira.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE

Instituto público da administração federal do Brasil. Criado em 1934 e instalado em 1936, é uma das principais fontes de dados primários do país.

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA

Fundação pública federal vinculada ao Ministério da Economia. Criada em 1964, fornecem suporte técnico e institucional às ações do governo para a formulação e reformulação de políticas públicas e programas de desenvolvimento.