Relação entre emprego e tecnologia : um estudo para quarenta países (1995-2009)
Renan Henrique Luquini, Umberto Antônio Sesso Filho
Data da defesa: 03/03/2017
O presente estudo teve como objetivo calcular a decomposição estrutural da variação do número de postos de trabalho em efeitos intensidade do uso do fator, tecnologia, proporção da demanda final e volume da demanda final estimando-se as causas da variação dos postos de trabalho e o papel da mudança estrutural para o crescimento do emprego (Índice de Modificação Estrutural-IME) a partir dos dados do World Input-Output Database (WIOD) de quarenta países no período de 1995 a 2009. Os principais resultados foram: i) a China apresenta valores elevados de ganhos de produtividade já o México é o único país onde se verifica perca de produtividade; ii) o Brasil (-11,90%) não acompanhou os ganhos de produtividade dos demais países em desenvolvimento; iii) a variação da tecnologia ocorreu a favor da geração de empregos na maioria dos países; iv) o efeito da proporção da demanda final (estrutura/tipo de consumo) demonstra tendência de que os resultados sejam negativos tanto por regiões como por países levando a diminuição dos postos de trabalho nos países mais industrializados e aumento nos países em desenvolvimento; v) o efeito do volume da demanda final (crescimento econômico) foi o principal gerador de empregos e compensou o efeito tecnológico (negativo), com exceção do Leste da Ásia onde não foi suficiente para aumentar o número total de empregos; vi) os índices de modificação estrutural dos quarenta países apresentaram uma alta volatilidade.
Impactos econômicos e ambientais do comércio entre Brasil e China no período 1995-2009
Larissa Coradetti Palma da Silva, Umberto Antônio Sesso Filho
Data da defesa: 14/08/2018
As relações comerciais do Brasil com o mundo têm sido crescentemente moldadas pelo padrão bilateral de comércio mantido com a China. O objetivo do presente estudo foi, portanto, verificar as relações comerciais de produção e emissões entre Brasil e a China. Para isso, mensurou-se os impactos econômicos sobre produção, emprego e missões de CO2 do comércio Brasil-China. O trabalho foi realizado a partir dos dados do World Input-Output Database (WIOD) no período de 1995 a 2009. Concluiu-se, por fim, observando os impactos econômicos, que o saldo da Balança Comercial foi positivo sobre a ótica do Brasil, contudo, quando se verificou o emprego e o CO2 viu-se um saldo negativo. Foi possível confirmar as ideias abordadas referentes a uma “primarização” do Brasil e uma mecanização da economia chinesa. Enquanto no Brasil foi possível notar uma migração de ambos os indicadores para os setores Agropecuária e Extrativismo Mineral, na China verificou-se uma predominância em ambos os períodos do setor Eletrônicos e Equipamentos Ópticos, sendo este de maior tecnologia. Dessa forma, viu-se que o estudo vai de encontro a ideia de uma intensificação da relação comercial entre os países ao longo do período e também quanto a pauta exportadora destes.
Demanda setorial de trabalho por qualificação no Paraná
Lorena Regina de Oliveira, Umberto Antônio Sesso Filho
Data da defesa: 07/08/2018
O objetivo principal deste trabalho foi mensurar a demanda setorial de trabalho por escolaridade do Paraná – Restante do Brasil, sendo possível apontar quais os setores-chave para o desenvolvimento econômico e social das regiões. A metodologia utilizada o sistema de insumo-produto inter-regional Paraná-restante do Brasil, para estimar a capacidade de geração de emprego por qualificação de cada setor da economia, fezendo o uso dos geradores de emprego (total, direto, indireto e induzido) dado o nível de escolaridade, apontará o efeito transbordamento e os setores que possuem maior participação percentual na geração de empregos. Os principais resultados apresentaram que o setor com maior transbordamento do estado do Paraná – restante do Brasil foi o de Alojamento (44) com 85,9% para Ensino Fundamental, 87,3% para o Ensino Médio e 84,4% para o Ensino Superior. Os setores que mais geraram empregos no estado do Paraná para o Ensino Fundamental foi o setor de Alojamento (38) com 7.96%, no Ensino Médio o setor de Atividades de vigilância, segurança e investigação (50) com 12% e para o Ensino Superior o setor Educação Privada (52) com 20% dos empregos gerados.