Avaliação do ciclo de vida do etanol combustível : uma análise econômica, social e ambiental
Sidinei Silvério da Silva, Irene Domenes Zapparoli
Data da defesa: 18/05/2012
O objetivo deste trabalho consiste em analisar por meio da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), os aspectos econômicos, sociais e ambientais, concernentes à produção do etanol hidratado, a partir da cana-de-açúcar, na Unidade Paranacity do Grupo Santa Terezinha. Os procedimentos metodológicos adotados são descritos a seguir: revisão de literatura, coleta de dados e aplicação do método Centre for Environmental Science of Leiden University (CML) 2000, seguindo recomendações da série ISO 14040. A análise dos resultados permite concluir que quanto aos aspectos econômicos e sociais, a agroindústria canavieira no Brasil, Paraná e em Paranacity-PR, nos últimos 20 anos, tem aumentado a área de plantio, as quantidades de cana processada, açúcar e etanol produzidos, gerando emprego e renda, contribuindo para a formação do Produto Interno Bruto (PIB) e para a arrecadação tributária, incrementando divisas e investimentos em P&D. Quanto aos aspectos ambientais do ciclo de vida do etanol hidratado produzido na Unidade Paranacity do Grupo Santa Terezinha, a fase agrícola representa, relativamente, o maior impacto ambiental potencial quando confrontada com a etapa industrial e de transporte do biocombustível ao Porto de Paranaguá. O destaque para as categorias de impacto ficam por conta das categorias atreladas às questões de Toxicidade Humana e Ecotoxicidade em Águas Doces, em que a relevância do plantio da cana-de-açúcar supera a contribuição de 90%. As interferências ambientais da fase agrícola somente não se manifestam na Depleção da Camada de Ozônio. Para as demais fases deste ciclo de vida, os ápices de relevância para a fermentação do etanol e do transporte do produto ocorrem, respectivamente, nas categorias de Eutrofização e Depleção da Camada de Ozônio. Em última análise, pelos resultados apresentados nas categorias de impacto, a conclusão do estudo confirma a hipótese de que o etanol hidratado pode ser considerado um combustível renovável, porém, não limpo.