A Comissão de Autoavaliação do ano de 2024, instituída através da Portaria nº 7/2024, conjuntamente com a Coordenação do programa, passou a reunir-se de modo a delinear seus princípios e metas, bem como a metodologia adotada para a aplicação dos instrumentos e para a interpretação dos resultados obtidos, sendo que, tais informações serão apresentadas neste relatório parcial visando a publicização desta etapa.
Ressalta-se, ainda, que a Portaria nº 10/2025 alterou a composição definida pela Portaria nº 07/2024, mantendo a coordenação do Prof. Dr. Luiz Alberto Pereira Ribeiro e nomeando para a Comissão de Autoavaliação os discentes Ariela Kely Besing Motter, Suzane de França Ribeiro, Izabella Affonso, Ivan Tristão, Vandro Cordaço Tiski, Gabriella de Ornelas, Josiane Caxa e Luiz Eduardo Fadoni Sahyun Abdalla.
Princípios da Autoavaliação
Apresentam-se os princípios utilizados para a autoavaliação no ano de 2024.
Princípios adotados pela Comissão de Autoavaliação na aplicação dos instrumentos e na coleta de dados:
i) Sigilo dos dados dos participantes;
ii) Responsabilidade;
iii) Imparcialidade na interpretação dos dados;
Princípios da autoavaliação
i) Continuidade;
ii) Planejamento Participativo e Representativo;
iii) Foco nos resultados coletivos e não individuais;
iv) Responsabilidade Social com a qualidade da educação no ensino superior;
v) Socialização dos Resultados;
Objetivos da Autoavaliação
i) Sensibilizar a comunidade acadêmica sobre a importância do processo de autoavaliação;
ii) Implementar a autoavaliação enquanto processo permanente, que será retroalimentada anualmente;
iii) Criar um espaço de debate e discussão com a comunidade acadêmica;
iv) Implementação de um banco de dados com registro das informações coletadas;
v) Conhecer as potencialidades e fragilidades do programa de mestrado e doutorado;
vi) Elaboração de relatórios contemplando os pontos fortes e fracos, e as sugestões para as melhorias do curso;
vii) Constante aperfeiçoamento da proposta e dos instrumentos de avaliação;
Metodologia aplicada à Autoavaliação
Para o alcance dos objetivos acima delineados, serão utilizados os seguintes instrumentos:
i) formulários de autoavaliação;
ii) análise documental;
ii) tabulação dos dados e interpretação;
iv) relatório final;
v) divulgação dos resultados;
Assim, para a coleta de dados serão disponibilizados formulários, os quais serão aplicados de forma online, visando o maior alcance do instrumento e o retorno de todos os docentes, discentes e egressos. Com isso, a abordagem utilizada neste momento pretende focalizar a opinião destes três segmentos, os quais, terão formulários próprios com perguntas direcionadas ao seu escopo que lhe compete opinar.
Portanto, serão elaborados quatro questionários que contém perguntas objetivas, permitindo resposta em uma escala de “insatisfatório, regular, satisfatório, ótimo, e não tenho opinião” e ainda nos moldes da escala de likert “discordo, discordo parcialmente,concordo parcialmente, concordo e não tenho opinião/indiferente”. Nestes formulários serão abordadas questões sobre diferentes escopos do programa, visando avaliar tanto a estrutura, quanto o conteúdo programático das disciplinas e a atuação do docente em sala de aula.
Estas, serão acompanhadas de questões discursivas para aqueles casos em que não é possível tabular a resposta a partir de um critério pré determinado, visando detectar com maior precisão a opinião do sujeito. Serão os casos de avaliação da orientação pelo professor responsável, atuação do egresso, e ainda, dos espaços reservados para possíveis sugestões para a melhoria do programa.
Vale mencionar que, visando o maior alcance e retorno das avaliações do programa, serão consultados os atuais discentes da universidade, bem como os egressos dos últimos dois anos do programa de mestrado e doutorado.
Será concedido o prazo de 10 (dez) dias para a resposta dos formulários. Após o retorno dos questionários totalmente respondidos, cada item será analisado separadamente, somando ao fim às respostas para criar um resultado.
Ainda, ressalta-se desde já que os formulários serão reaplicados no decorrer de 01 (um) ano, visando avaliar a melhoria do programa neste lapso temporal, bem como a sua evolução para o alcance das metas tracejadas para um horizonte a longo prazo.
Adiante, para quantificar e qualificar indicadores da internacionalização do programa, pulverização em termos de pesquisa, compromisso social e inclusão, monitoramento das taxas de evasão discente, conclusão e aprovação, qualidade das dissertações, aprendizagem do aluno, e políticas de incentivo à participação acadêmica científica, será utilizada a análise documental dos resultados obtidos pelo programa a partir da reunião de documentos e dados já obtidos e disponibilizados, especialmente para o preenchimento do relatório na plataforma Sucupira.
Em relação a metodologia da análise de dados, considerando as diferentes modalidades de perguntas e respostas, serão utilizados dois métodos pela Comissão de Autoavaliação, a qual será responsável pela aplicação e avaliação dos formulários. Neste sentido, optou-se pela análise descritiva e a análise fatorial exploratória com enfoque quantitativo.
A análise descritiva é aquela que permite ao pesquisador uma melhor compreensão do comportamento dos dados por meio de tabelas, gráfico e medidas resumo, identificando tendências, variabilidade e valores atípicos. Neste sentido, será através deste método que os dados serão resumidos, organizados e explorados sob o enfoque numérico quantitativo, sendo que ao fim da tabulação pela soma dos resultados torna-se possível descrever as tendências existentes para o programa.
Já a Análise Fatorial Exploratória é uma técnica que busca sintetizar as relações observadas entre um conjunto de variáveis inter-relacionadas, buscando identificar fatores comuns. Com isso, diante desta técnica será vislumbrada a qualidade do programa, a qual, conforme mencionado abaixo, é composta por mais de uma variável que, analisadas em conjunto, levam a um resultado final.
Ressalta-se que após a tabulação e interpretação dos dados obtidos, será elaborado através do relatório final material visual (envolvendo gráficos e tabelas) para serem divulgados no site do programa de mestrado e doutorado em direito negocial visando publicizar os resultados desta etapa.
Por fim, afirma-se que os resultados obtidos serão utilizados para a condução da reunião com a equipe docente do programa, indicando as melhorias a serem executadas para o próximo ano letivo, bem como para fins de delinear as metas do programa para os próximos anos, e ainda, se o programa de mestrado e doutorado em direito negocial está se aproximando das metas e princípios da instituição de ensino.
Ainda, nesta mesma etapa, serão debatidas às possíveis mudanças e aperfeiçoamentos da própria metodologia da autoavaliação para o próximo ano, avaliando a sistemática e a condução dos trabalhos de autoavaliação durante esse determinado ciclo, ajustando-a para o ciclo futuro caso seja necessário
Com isso, os aspectos a serem avaliados para representar a qualidade do programa serão:
i) qualidade na disseminação do ensino e na aprendizagem do aluno;
ii) qualidade como alcance aos princípios e metas da instituição;
iii) qualidade da estrutura da Universidade, do Programa e da Coordenação para atender a necessidade dos discentes.
Indicadores da Autoavaliação
| DIMENSÃO E/OU VARIÁVEIS | INDICADORES |
| Qualidade na disseminação do ensino e na aprendizagem do aluno | i) atuação do docente em sala de aula; ii) retorno em relação à opinião dos alunos ao conteúdo programático; iii) excelência na orientação; iv) baixa evasão discente. |
| Qualidade como alcance dos princípios e metas da instituição | i) Internacionalização; ii) Pulverização em termos de pesquisa; iii) Responsabilidade Social; iv) Políticas de Inclusão e Diversidade; v) Fomento à pesquisa científica e acadêmica; vi) Integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão; vii) Integração com os demais níveis e graus de ensino; viii) Integração com o Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Estadual de Londrina. |
| Qualidade da estrutura da universidade, programa e da coordenação | i)opiniões acerca do mobiliário/estrutura das salas de aula; ii) retorno do docente acerca dos equipamentos à disposição na sala de aula; |
AUTOAVALIAÇÃO – Programas de Pós-Graduação Stricto sensu da UEL
A Universidade Estadual de Londrina, através da sua Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), desde o ano de 2019, tem atuado junto aos seus Programas de Pós-Graduação Stricto sensu com o objetivo de sistematizar as ações de autoavaliação.
Em 14 de outubro de 2019, o Colegiado dos Programas de Pós-Graduação Stricto sensu da UEL, sob coordenação do Prof. Dr. Claudemir Zucareli, em sua reunião ordinária instituiu uma Comissão com a missão de sistematizar o processo de autoavaliação dos Programas da UEL e, ainda, subsidiar as ações da Instituição quanto ao planejamento estratégico da sua pós-graduação. Esta comissão foi denominada “Comissão Institucional de Avaliação da Pós-Graduação (CIAPG)”, sendo composta pela Diretora de Pós-Graduação, pelos coordenadores representando os nove Centros de Estudos da Instituição e por um coordenador do Mestrado Profissional, com primeira gestão de novembro de 2019 à 31 de maio de 2021. Neste período, cada Programa instituiu internamente uma comissão de autoavaliação (CAA), responsável pelas ações de autoavaliação dentro do âmbito de cada Programa.
A Comissão Institucional de Avaliação da Pós-Graduação (CIAPG) propôs os quesitos mínimos obrigatórios para as fichas de avaliação discente, egresso, docente e relatório de autoavaliação do Programa, recomendando-se que a CAA acrescentasse os quesitos que elencasse necessários devido às especificidades da área, nos seus instrumentos de avaliação.
Entre junho de 2021 e maio de 2023, uma nova CIAPG foi instituída, sob a Coordenação da Profa. Dra. Lucy Megumi Yamauchi Lioni, que coordenou a organização, junto à PROPPG, do I FÓRUM DE AUTOAVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UEL, realizado entre 18 e 19/05/2023. O foco do evento foi discussão dos caminhos para o aprimoramento dos mecanismos presentes na política de autoavaliação da pós-graduação implementada pela Universidade.
A programação de abertura foi marcada pela palestra “Autoavaliação da Pós-Graduação: mudança de paradigma ou correção de rumo?”, ministrada pelo coordenador da área de Educação da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Ângelo Ricardo de Souza, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A seguir, no mesmo evento, foram realizadas reuniões dentro das grandes áreas de conhecimento, contando com representantes da CAPES externos à UEL dos três colégios:
1) Colégio de Humanidades (Prof. Dr. Robert Verhine – Universidade Federal da Bahia);
2) Colégio de Ciências da Vida (Profa. Dra. Evanilde Benedito – Universidade Estadual de Maringá);
3) Colégio de Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar (Dr. Edvani Muniz – Universidade Estadual de Maringá).
Nesta oportunidade, cada Programa, representado pela sua CAA, apresentou os seus resultados de autoavaliação para discussão junto aos membros externos. O último dia foi marcado pela discussão dos pontos fracos, potencialidades dos Programas, e condução das metas e ações a serem estabelecidas a curto, médio e longo prazo para a elaboração dos seus respectivos planejamentos estratégicos.
Dando continuidade às atividades Institucionais, no dia 17 de junho de 2024, foi realizado o “Seminário: Planejamento estratégico e autoavaliação dos Programas de Pós-Graduação Stricto sensu da UEL”, sob a Coordenação da Profa. Dra. Lucy Megumi Yamauchi Lioni. Neste evento houve a participação de dois Programas de Pós-Graduação da UEL apresentando as suas experiências:
1) Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEdu) – Profa. Dra. Sandra Regina Ferreira de Oliveira – “O projeto de Autoavaliação do PPEdu: desafios, limites e perspectivas”
2) Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular (GBM) – Prof. Dr. André Luis Laforga Vanzela – “Importância da autoavaliação para a consolidação do PPG-GBM”
- Planejamento de Autoavaliação dos PPG_UEL _Gestão 2019-2021
- Portaria 003-2020 – Comissão de Avaliação da Pós-Graduação
- Planejamento de Autoavaliação dos PPG_UEL _Gestão 2022-2026
- FICHA DE AVALIAÇÃO – DISCENTES
- FICHA DE AVALIAÇÃO – DOCENTES
- FICHA DE ATUAÇÃO E AVALIAÇÃO – EGRESSOS
- RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO DA UEL