Discente e Professor do PPGA UEL publicam livro sobre competências para o Secretariado Executivo

A discente Simone Rezende e o professor Luciano Munck publicaram livro sobre competências e identidade profissional para o Secretariado Executivo. O livro pode ser encontrado na Amazon.

A área de secretariado executivo possui uma longa trajetória e é fato que a profissão está em processo de constante desenvolvimento. Direcionamentos fundamentais para o reconhecimento da profissão já foram consolidados, como por exemplo a oferta de cursos em nível superior, a regulamentação jurídica em 1985, o estabelecimento das diretrizes curriculares para os cursos superiores, as revistas científicas, os grupos de pesquisa e a constituição da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado voltada especificamente para a pesquisa em âmbito secretarial e por último, a aprovação do projeto em 2022 que dá nova redação à lei vigente. A identidade é constituída ao longo da existência do profissional. Esse livro apresenta ao estudante e ao profissional como se deu a construção dessa identidade, como as conquistas e as competências profissionais acompanharam a trajetória evolutiva de uma das mais antigas profissões. Essa obra pretende redirecionar o rumo da profissão. Fazer valer todas as conquistas por meio da ressignificação da atuação do profissional e de suas competências que acompanham o desenvolvimento organizacional e tecnológico. Desejamos que as contribuições desta obra sejam orientações efetivas aos alunos e profissionais, os auxiliando no processo de descobertas, desenvolvimento das próprias competências e no planejamento das suas respectivas carreiras.