A cidade de Londrina é um pólo regional do nordeste do Paraná que atinge uma região de aproximadamente 4,5 milhões de habitantes, abrangendo diretamente 60 municípios e indiretamente 136, localizados nos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Nas regiões próximas deste pólo existem cursos de engenharia elétrica e afins, porém os programas de pós graduação stricto sensu em Engenharia Elétrica próximos da região são oferecidos nas cidades de Curitiba – PR (distante 380 Km), São Carlos – SP (450 Km), Campinas – SP (520 Km), São Paulo – SP (530 Km) e Ilha Solteira – SP (390 Km). A inexistência de um programa de mestrado acadêmico em Engenharia Elétrica a uma distância menor que 380 Km da cidade de Londrina obrigava muitos estudantes a buscarem capacitação, principalmente, nos centros acima citados. Isto colaborava em grande parte para a inexistência do profissional qualificado na região, fator este que limita os investimentos das empresas que necessitam destes profissionais. Atentos a este problema, e atendendo à solicitação principalmente de profissionais de empresas da região que buscavam uma melhor qualificação, foi criado na Universidade Estadual de Londrina o curso de Mestrado Stricto Sensu em Engenharia Elétrica no final de 2001, tendo a primeira turma ingressada em março de 2002. Tal curso de Mestrado foi concebido baseado nas quatro linhas de pesquisa pré-existentes no Departamento de Engenharia Elétrica, que são: Instrumentação Eletrônica e Biomédica, Automação e Controle, Eletrônica de Potência e Qualidade de Energia Elétrica e Telecomunicações. A criação do curso, além da qualificação de profissionais nestas áreas, também possibilitou um maior impulso nos trabalhos de pesquisa.

Objetivos

a)  formar pesquisadores e docentes para o ensino superior na área da Engenharia Elétrica e suprir a demanda por profissionais de alto nível para atuarem tanto na iniciativa privada como em instituições de pesquisa e desenvolvimento tecnológico.

b) contribuir com a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico (P&D) na região norte do Paraná e estados vizinhos, nas áreas de atuação de seus docentes.

c) tornar a cidade de Londrina um centro regional de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e de qualificação de profissionais na grande área de Engenharia Elétrica.

d) incentivar a formação do futuro pesquisador e cientista na área, mediante a atuação conjunta com o curso de Graduação em Engenharia Elétrica e cursos afins, principalmente Computação, Física e Matemática Aplicada.

Missão

Formar um(a) profissional de caráter técnico-científico, que demonstre pleno conhecimento tanto dos fundamentos de Engenharia como de tecnologias, tendo em vista o desenvolvimento de soluções de problemas nas áreas tecnológicas associadas a Sistemas Eletrônicos. O(A) mestre egresso(a) do Programa deve ser capaz de demonstrar habilidades, competências específicas e independência intelectual no desenvolvimento de pesquisa científica, tecnológica e de inovação. O(A) mestre deverá também estar preparado para a geração, multiplicação, disseminação e utilização do conhecimento técnico-científico no desenvolvimento de pesquisas científicas, tecnológicas e no desenvolvimento e (re-)produção do ciclo tecnológico associado à inovação. Durante o curso, o(a) estudante de mestrado, além das atividades científicas de formação, para aperfeiçoar suas habilidades de ensino, deverá participar de atividades de estágio em docência na graduação e também em atividades de extensão universitária com a sociedade, bem como contribuir de forma indireta na formação de alunos de iniciação científica e de desenvolvimento tecnológico.