A proficiência em língua inglesa deverá ser comprovada junto à Programa pelo Candidato no prazo máximo de 12 meses após a primeira matrícula como aluno regular.

A partir de 2014/1S, tendo em vista comprovar proficiência em Lingua Inglesa no âmbito do PPG-EE-UEL, o candidato deverá apresentar Certificado oficial emitido por uma das instituições conforme lista abaixo. Assim, serão aceitos os seguintes Exames, com pontuação igual ou superior à pontuação mínima especificada abaixo, obtida pelo candidato necessariamente nos últimos 02 anos.

Exames Aceitos pelo PPG-EE-UEL                                 Nota Mínima

——————————————————————————————————————————–

TOEFL – Test of English as a Foreign Language (ITP-Level 1)                      450 pontos

TOEFL – Test of English as a Foreign Language (IBT)                                    52 pontos

TOEFL – Test of English as a Foreign Language (Paper)                               450 pontos

TOEFL – Test of English as a Foreign Language (CBT)                                  160 pontos

TOEIC – Test of English for International Communication                           600 pontos

PEICE – Proficiency Exam for International Communication  in English        58 pontos

IELTS  –  International English Language Testing System                               5,0

Cambridge FCE (First Certificate in English)                                                B1

Cambridge CAE (Advanced English, Univ.  Cambridge)                             Aprovação

Cambridge CPE (Proficiency in English, Univ. Cambridge)                         Aprovação

———————————————————————————————————————————

ATENÇÂO: Poderá ser concedida a Proficiência em Inglês, excepcionalmente, para o(a) estudante que apresentar um dos exames listados acima com nota até 10% menor que o mínimo exigido pelo Programa, desde que seja apresentado um comprovante de submissão de artigo em inglês, resultado do projeto de mestrado do estudante, em periódico no mínimo A3 (Qualis 2017-2021). Neste caso, para a homologação da banca de defesa, será exigida a apresentação de um comprovante de revisão R1 do artigo submetido na ocasião da proficiência ou uma nova submissão de artigo em periódico no mínimo A3.