O curso de Especialização em Engenharia de estruturas, criado pela Resolução CEPE nº 123/2006 foi ofertado pela primeira vez no ano de 2007. Suas aulas foram programadas para o período noturno, privilegiando os alunos da região de Londrina.
Concluiu-se que o curso deveria sofrer pequenos ajustes em seu projeto, e que para fazer frente ao perfil dos interessados, deveria abordar também questões pertinentes ao processo construtivo. Deixou-se claro que não se trata de abandonar a ênfase no projeto, mas de ampliá-la de modo a contemplar a questão do projeto do processo, do detalhamento, de como fazer e chegar ao produto final.
Por outro lado, foram realizadas discussões dentro do Departamento de estruturas, sem deixar de ouvir os alunos das duas turmas, e ao analisar esta experiência recente de ofertas de Cursos de Especialização, o Departamento de Estruturas, do Centro de Tecnologia e Urbanismo, aprovou a solicitação de pequenos ajustes na estrutura do curso de Especialização, propondo alterações no rol de disciplinas e uma nova planilha de receitas e gastos para a operação do referido curso.
Entende o Departamento de Estruturas que estas mudanças são medidas importantes para o aprimoramento do Curso, tornando-o mais adequado às expectativas discentes e ao perfil dos docentes.
A proposta atual do curso de Especialização em Engenharia de Estruturas está em consonância com o desenvolvimento do país, especializando engenheiros civis e arquitetos em projeto, execução e reparo de estruturas.
OBJETIVOS
Atualização de conceitos, conhecimentos, técnicas e procedimentos inerentes ao campo da de Estruturas na Construção Civil, com ênfase no desenvolvimento de projetos. Neste sentido será uma prática recorrente enfocar as mais recentes revisões de norma e as últimas discussões sobre as novas tendências dos sistemas estruturais.
Complementar a formação dos profissionais da área de Engenharia de Estruturas com relação ao projeto de estruturas de concreto armado, concreto protendido, aço, madeira e alvenaria estrutural. Também tem por objetivo capacitar seus alunos a elaborarem projetos de temas específicos, como reservatórios em concreto armado, edifícios altos, silos, pontes, escadas especiais, estruturas de fundação, e elementos pré-moldados.