HISTÓRICO DO CURSO
A Universidade tem, entre os seus compromissos, a responsabilidade da formação de profissionais para atuarem no mercado de trabalho, principalmente àquele ligado a educação escolarizada.
Nesse sentido, além da formação inicial de professores, a Universidade Estadual de Londrina, devem assumir também, a responsabilidade com a educação continuada desses profissionais. A implementação de cursos de pós-graduação, lato-sensu, tem-se constituído como uma das formas de participação nesse processo.
O Curso de Pós-Graduação – Especialização Educação Física na Educação Básica é ofertado, em versão presencial, em nossa Instituição, via Departamento de Estudos do Movimento Humano, desde o ano 2000.
O Curso também é ofertado na modalidade à distância desde o ano de 2017, pela Universidade Aberta do Brasil, conveniado com a CAPES. Estes fatos comprovam, ainda mais, o fator de busca em se manter uma formação continuada de professores de Educação Física, haja vista, a necessidade de se fazer com que todos possam realizar seu trabalho adequadamente às políticas públicas educacionais.
A preocupação com o processo de formação continuada de professores de Educação Física assume relevância agora em que o processo educacional brasileiro adquire contornos especiais com novas políticas de formação de professores e com a consolidação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC/2017).
A busca na construção de um processo de ensino-aprendizagem com qualidade, e de uma escola comprometida com a formação para a cidadania, passa, necessariamente, por um processo de educação continuada de professores, também comprometido com essa busca.
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica solicitam dos profissionais da educação, um olhar sobre o processo escolarizado. Estas diretrizes apresentam princípios educacionais e orientações epistemológicas que superam perspectivas pedagógicas simplificadoras, disjuntivas e unidimensionais. Estudos mostraram a necessidade de um aperfeiçoamento e aprofundamento da base conceitual e epistemológica de professores de Educação Física que atuam na Educação Básica. Diante do panorama encontrado, justifica-se a oferta deste Curso de Especialização, entendido como integrante do processo de educação continuada de professores, que objetive contribuir com os professores na construção e reconstrução de conhecimentos e competências de cunho acadêmico-profissional.
A Educação Física, neste momento que orientações conjuntivas, poli dimensionais e complexas orientam a elaboração de Planos Curriculares para a Educação Básica, necessita, urgentemente, de sustentação como área integrante do contexto educacional escolarizado.
Agora que você conhece um pouco mais sobre o Curso de Especialização Educação Física na Educação Básica esperamos você como nosso estudante.
PERFIL DO ESTUDANTE
Um professor de Educação Física que, em suas ações junto ao contexto escolarizado complexo, considere a produção de conhecimento e assume atitudes de respeito à pluralidade de ideias, reinventando o uso dos conhecimentos, com ousadia em suas relações pedagógicas e com consciência de que elas devem ser práticas de liberdade e democracia.
Para tanto, em seu caminhar, deverá:
– Compreender as dimensões sociais, políticas e culturais do saber escolarizado em Educação Física;
– Reconhecer, compreender e considerar as dimensões humanas biológicas, psíquicas, sociais, políticas, afetivas, racionais e culturais implicadas no processo ensino-aprendizagem em Educação Física;
– Compreender os fundamentos da relação pedagógica no processo ensino-aprendizagem da Educação Física escolarizada;
– Enunciar fundamentos acadêmicos, profissionais e éticos da atuação do professor de Educação Física.
– Identificar e aplicar as fontes de informações sobre Educação Física;
– Adotar procedimentos metodológicos que utilizem pressupostos conceituais e princípios pedagógicos da identidade, diversidade e autonomia, interdisciplinaridade e contextualização;
– Identificar junto ao Patrimônio Cultural do Movimento Humano aqueles relevantes para cumprimento das metas e objetivos da Educação Física no contexto educacional escolarizado;
– Organizar e executar/desenvolver o Currículo de Educação Física para a Educação Básica considerando as dimensões do desenvolvimento humano e de acordo com o projeto pedagógico da escola levando em consideração as necessidades educativas especiais;
– Elaborar e desenvolver estudos considerando princípios científicos e educativos
– Adotar postura crítica em relação às teorias pedagógicas e a Educação Física Escolar;
– Compreender que, enquanto professor, é participante em um processo possuidor de um compromisso social.
ESTRUTURA DE FUNCIONAMENTO
O curso tem a duração de 12 meses, composto em 2 semestres letivos, com 360 horas, sendo que as aulas são ofertadas inteiramente no formato presencial, no Centro de Educação Física e Esporte.
O curso é oferecido aos candidatos que possuam a conclusão da graduação em: Educação Física Licenciatura, Educação Física Bacharelado e Pedagogos.
NÚMERO DE VAGAS
Número de mínimo 13
Número máximo 30 Vagas
DIAS DA SEMANA DAS AULAS
quintas-feiras – das 19 horas e15 minutos às 22 horas e 50 minutos
sextas-feiras – das 19 horas e15 minutos às 22 horas e 50 minutos
sábados – das 8 horas e 30 minutos às 17 horas e 30 minutos.
O calendário com as atividades de ensino é divulgado na primeira semana de aula.
Para o estudante integralizar o Curso deve cumprir 360 (trezentas e sessenta horas) em disciplinas obrigatórias.
É obrigatório que o estudante, no final do curso para a sua integralização, entregue um Trabalho de Conclusão de Curso, que poderá ser em um dos seguintes formatos:
– Monografia
– Artigo científico original ou de revisão
– Produto educacional acompanhado de um texto consubstanciado vinculado a esta produção.