A Universidade tem, entre os seus compromissos, a responsabilidade da formação de profissionais para atuarem no mercado de trabalho, principalmente àquele ligado a educação escolarizada.

Nesse sentido, além da formação inicial de professores, a Universidade Estadual de Londrina, devem assumir também, a responsabilidade com a educação continuada desses profissionais. A implementação de cursos de pós-graduação, lato-sensu, tem-se constituído como uma das formas de participação nesse processo.

O Curso de Pós-Graduação – Especialização Educação Física na Educação Básica é ofertado, em versão presencial, em nossa Instituição, via Departamento de Estudos do Movimento Humano, desde o ano 2000.

O Curso também é ofertado na modalidade à distância desde o ano de 2017, pela Universidade Aberta do Brasil, conveniado com a CAPES. Estes fatos comprovam, ainda mais, o fator de busca em se manter uma formação continuada de professores de Educação Física, haja vista, a necessidade de se fazer com que todos possam realizar seu trabalho adequadamente às políticas públicas educacionais.

A preocupação com o processo de formação continuada de professores de Educação Física assume relevância agora em que o processo educacional brasileiro adquire contornos especiais com novas políticas de formação de professores e com a consolidação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC/2017).

A busca na construção de um processo de ensino-aprendizagem com qualidade, e de uma escola comprometida com a formação para a cidadania, passa, necessariamente, por um processo de educação continuada de professores, também comprometido com essa busca.

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica solicitam dos profissionais da educação, um olhar sobre o processo escolarizado. Estas diretrizes apresentam princípios educacionais e orientações epistemológicas que superam perspectivas pedagógicas simplificadoras, disjuntivas e unidimensionais. Estudos mostraram a necessidade de um aperfeiçoamento e aprofundamento da base conceitual e epistemológica de professores de Educação Física que atuam na Educação Básica. Diante do panorama encontrado, justifica-se a oferta deste Curso de Especialização, entendido como integrante do processo de educação continuada de professores, que objetive contribuir com os professores na construção e reconstrução de conhecimentos e competências de cunho acadêmico-profissional.

A Educação Física, neste momento que orientações conjuntivas, poli dimensionais e complexas orientam a elaboração de Planos Curriculares para a Educação Básica, necessita, urgentemente, de sustentação como área integrante do contexto educacional escolarizado.

Agora que você conhece um pouco mais sobre o Curso de Especialização Educação Física na Educação Básica esperamos você como nosso estudante.

Um professor de Educação Física que, em suas ações junto ao contexto escolarizado complexo, considere a produção de conhecimento e assume atitudes de respeito à pluralidade de ideias, reinventando o uso dos conhecimentos, com ousadia em suas relações pedagógicas e com consciência de que elas devem ser práticas de liberdade e democracia.

Para tanto, em seu caminhar, deverá:

– Compreender as dimensões sociais, políticas e culturais do saber escolarizado em Educação Física;

– Reconhecer, compreender e considerar as dimensões humanas biológicas, psíquicas, sociais, políticas, afetivas, racionais e culturais implicadas no processo ensino-aprendizagem em Educação Física;

– Compreender os fundamentos da relação pedagógica no processo ensino-aprendizagem da Educação Física escolarizada;

– Enunciar fundamentos acadêmicos, profissionais e éticos da atuação do professor de Educação Física.

– Identificar e aplicar as fontes de informações sobre Educação Física;

– Adotar procedimentos metodológicos que utilizem pressupostos conceituais e princípios pedagógicos da identidade, diversidade e autonomia, interdisciplinaridade e contextualização;

– Identificar junto ao Patrimônio Cultural do Movimento Humano aqueles relevantes para cumprimento das metas e objetivos da Educação Física no contexto educacional escolarizado;

– Organizar e executar/desenvolver o Currículo de Educação Física para a Educação Básica considerando as dimensões do desenvolvimento humano e de acordo com o projeto pedagógico da escola levando em consideração as necessidades educativas especiais;

– Elaborar e desenvolver estudos considerando princípios científicos e educativos

– Adotar postura crítica em relação às teorias pedagógicas e a Educação Física Escolar;

– Compreender que, enquanto professor, é participante em um processo possuidor de um compromisso social.

O curso tem a duração de 12 meses, composto em 2 semestres letivos, com 360 horas, sendo que as aulas são ofertadas inteiramente no formato presencial, no Centro de Educação Física e Esporte.

O curso é oferecido aos candidatos que possuam a conclusão da graduação em: Educação Física Licenciatura, Educação Física Bacharelado e Pedagogos.

Número de mínimo 13

Número máximo 30 Vagas

quintas-feiras – das 19 horas e15 minutos às 22 horas e 50 minutos

sextas-feiras – das 19 horas e15 minutos às 22 horas e 50 minutos

sábados – das 8 horas e 30 minutos às 17 horas e 30 minutos.

O calendário com as atividades de ensino é divulgado na primeira semana de aula.

Para o estudante integralizar o Curso deve cumprir 360 (trezentas e sessenta horas) em disciplinas obrigatórias.

É obrigatório que o estudante, no final do curso para a sua integralização, entregue um Trabalho de Conclusão de Curso, que poderá ser em um dos seguintes formatos:

– Monografia

– Artigo científico original ou de revisão

– Produto educacional acompanhado de um texto consubstanciado vinculado a esta produção.