Determinantes da oferta de exportação de café brasileira

Dissertação de mestrado

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Resumo

Este estudo tem por objetivo estimar a função de oferta de exportação de café para o Brasil, a fim de analisar os principais determinantes que impactam o desempenho desse produto no comércio exterior. A análise, feita com dados mensais, abrange o período de janeiro de 1997 a dezembro de 2016, captando os movimentos de exportação do café no país no período pós-1990 (desregulamentação). Inicialmente discutiu-se o panorama do mercado cafeeiro, destacando os principais desafios que essa cadeia produtiva tem enfrentado, além de realizar uma revisão teórica tendo como embasamento estudos que estimaram a oferta de exportação de produtos agrícolas no Brasil. Posteriormente, propôs-se um modelo econométrico de séries temporais para estimação. Utilizou-se um modelo autorregressivo de defasagens distribuídas (ARDL) com as seguintes variáveis: quantidade de exportação de café para o exterior, preço doméstico, preço de exportação, taxa de câmbio, variável dummy representando a sazonalidade do café e o PIB brasileiro. Os resultados são expressos a partir de uma estimação de curto e longo prazo, obtidos após a identificação de um vetor de cointegração entre as variáveis. Os resultados obtidos mostram que a variável sazonalidade não apresentou significância para o modelo proposto. Observou-se que a variável preço internacional apresentou relação direta com a variável quantidade de exportação, tanto no curto quanto no longo prazo, enquanto que para o preço doméstico essa relação se deu de maneira inversa. A taxa de juros e o PIB brasileiro apresentaram relação direta e significativa com a variável dependente no curto prazo. Já no longo prazo a taxa de câmbio se mostrou negativamente relacionada com a quantidade exportada. Nota-se ainda que os ajustamentos em direção ao equilíbrio de longo prazo ocorrem rapidamente dentro do modelo estimado para análise. Os resultados sinalizam que a implementação de novas estratégias devem ser consideradas afim de posicionar o Brasil como ofertante de um produto com maior valor agregado e com maior aderência à dinâmica dos preços internacionais.