2DGN217 – BRANDING
Concepção sistemática da realidade mercadológica atual onde as metodologias e conceitos se transpõem, entre as áreas de Design Estratégico, Marketing e Comunicação. Fundamentação para a análise de mercado e compreensão do Branding como estratégia de inteligência de comunicação.
Crédito: 2
Carga horária: 30h
2DGN177 – DESIGN, ARTE E COMUNICAÇÃO: HISTÓRIA E CONTEMPORANEIDADE
Comunicação visual história e contemporaneidade. Processos e linguagens híbridas entre as áreas de artes, design e comunicação visual. Análise da relação entre as linguagens artísticas e comunicacionais na geração de produtos gráficos, abrangendo as produções materiais e imateriais e as trocas simbólicas decorrentes das transformações culturais, processuais e tecnológicas.
Crédito: 2
Carga horária: 30h
2DGN171 – DESIGN THINKING PARA GRUPOS CRIATIVOS
Aplicação do Design Thinking como método de inovação na gestão de projetos e grupos criativos, tendo como foco o profissional que conduz este processo (designer thinker), sua aplicabilidade na Direção de Arte.
Crédito: 2
Carga horária: 30h
2DGN218 – DIREÇÃO DE ARTE: FOTOGRAFIA
Introdução aos conceitos fotográficos. Fotografia e comunicação publicitária. Direção de arte, usos e funções da linguagem fotográfica publicitária. Responsabilidade e atribuições do Diretor de Arte e do fotógrafo. Direção de fotografia abordando o estudo estético e conceitual da fotografia publicitária.
Crédito: 2
Carga horária: 30h
2DGN239 – DIREÇÃO DE ARTE E PROJETOS EDITORIAIS
Projeto gráfico-editorial. Tipografia e as relações verbo-visuais, análise e escolha tipográfica. Estudo de grids e layouts adaptados ao conteúdo e contexto. Relações de hibridização de linguagens na infográfica e a sua ascensão nas mídias impressas e digitais. Métodos de produção e estratégias para a visualização e comunicação de conteúdos complexos.
Crédito: 2
Carga horária: 30h
2DGN173 – DIREÇÃO DE ARTE PARA CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS: PROMOCIONAIS
Criação de peças publicitárias promocionais e institucionais. Briefing de criação. Técnicas de apresentação de diagramação e layout. Criatividade em produção gráfica. Apresentação de campanhas, justificativa e defesa de criação.
Crédito: 2
Carga horária: 30h
2DGN179 – IMAGEM E CONSTRUÇÃO DE SENTIDO
Estudo da comunicação e da informação como categorias de interpretação, conhecimento e representação, a partir dos pressupostos da semiótica peirceana. A tradução intersemiótica e a construção de sentidos no percurso de criação. Leitura e análise semiótica em produtos de comunicação e design.
Crédito: 2
Carga horária: 30h
2DGN219 – PESQUISA EM DIREÇÃO DE ARTE
Projeto de Pesquisa em Direção de Arte. Planejamento e redação do projeto de pesquisa. Procedimentos metodológicos. Artigo científico.
Crédito: 2
Carga horária: 30h
2DGN172 – PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO
Desenvolver uma concepção sistemática e geral da realidade mercadológica utilizando a comunicação como ferramenta, fornecendo uma visão do processo e das funções básicas de marketing e comunicação. Fornecer instrumentais técnicos para a análise de mercado e mix de comunicação e a tomada de decisão. Desenvolver atividades práticas visando propiciar a fusão do conhecimento com os instrumentos técnicos, formalizando um processo de decisão ligado à realidade do mercado. As especificidades do meio digital para o desenvolvimento de uma campanha de comunicação online envolvendo o uso de redes sociais.
Crédito: 2
Carga horária: 30h
2DGN174 – REDAÇÃO PUBLICITÁRIA
Características da linguagem publicitária e do texto criativo. Técnicas e estratégias de redação inovadora voltada para a comunicação em suas diversas especificidades e meios. Processo criativo e as construções conceituais associadas à criação textual-imagética. Desenvolvimento de projetos integrados entre os profissionais de redação publicitária e direção de arte para os meios impressos, audiovisuais e digitais.
Crédito: 2
Carga horária: 30h
2DGN242 – DIREÇÃO DE ARTE AUDIOVISUAL
Função narrativa da Direção de arte em projetos audiovisuais, estimulando a criação de metodologias e processos projetuais para cinema, TV, filmes publicitários e videoclipes.
Análise de produtos audiovisuais e interpretação de roteiros, orientando-se por critérios da mise-en-scène, a fim de traçar as diretrizes estéticas.
Desenvolvimento de concepção visual de espaços e personagens de um roteiro de curta-metragem.
Crédito: 2
Carga horária: 30h
2DGN240 – SEMINÁRIOS EM DESIGN
Aspectos contemporâneos e tendências do design e da comunicação contemporânea, suas interfaces com a Direção de Arte aplicados ao mercado profissional.
Crédito: 2
Carga horária: 30h
2DGN180 – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO
Disciplina Optativa
2DGN111 – INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR: ERGODESIGN E USABILIDADE
Conceitos fundamentais de IHC e de usabilidade. Análise da tarefa como meio efetivo para desenvolver o projeto centrado no usuário. Principais métodos e técnicas para projeto e avaliação de sistemas de comunicação e de informação. Aspectos fisiológicos, perceptivos e cognitivos da interação.
Crédito: 2
Carga horária: 30h