Isenção – Li 19.196 – 26 de outubro 2017 (Justiça Eleitoral do Paraná – eleitores convocados e nomeados pela Justiça Eleitoral do Paraná que prestarem serviços no período eleitoral)
a) Haverá isenção do valor total do preço público de inscrição para eleitores convocados e nomeados pela Justiça Eleitoral do Paraná que prestaram serviços no período eleitoral visando à preparação, execução e apuração de eleições oficiais, plebiscitos ou referendos em dois eventos eleitorais consecutivos ou não, válido por um período de 2 (dois) anos, conforme Lei 19196- 26 de outubro 2017;
b) O requerente deverá preencher, digitalmente ou em letra legível, o Requerimento de Isenção disponível em https://sites.uel.br/proppg/formularios-da-pos-graduacao/ (Requerimento de Isenção), informando o nome do Curso que pretende se inscrever, juntamente com a cópia da comprovação do serviço prestado, expedido pela Justiça Eleitoral, encaminhar no período de no período de 20 a 22 de outubro de 2025 para o e-mail spg.latosensu@uel.br, digitalizados em ARQUIVO ÚNICO, no formato PDF com o assunto “Isenção – nome do/a requerente – Especialização em Direção de Arte: Design e Comunicação – nome do Curso. (Exemplo: Isenção – nome do/a requerente – Especialização em Direção de Arte: Design e Comunicação);
c) O/a requerente com pedido de isenção deferido ou indeferido será comunicado via e-mail até dia 24 de outubro 2025;
d) O/a requerente cujo pedido de isenção do recolhimento do valor do preço público de inscrição tenha sido indeferido, poderá apresentar recurso contra o indeferimento das 8h às 23h59min do dia 29 de outubro 2025, enviando e-mail para rogerioghomes@uel.br. O requerimento deverá apresentar justificativa circunstanciada para fundamentar a interposição do recurso e informar o item, alínea e/ou inciso do Edital em que se baseia a interposição.
c) O resultado da análise de eventuais recursos apresentados será divulgado via e-mail a partir das 17h do dia 31 de outubro 2025.
d) O/a requerente cujo pedido de isenção do recolhimento do preço público de inscrição for deferido deverá se inscrever no endereço eletrônico https://sites.uel.br/proppg/inscricoes/, no período de 05 de novembro a 23 de fevereiro de 2026, preencher as informações solicitadas no momento da inscrição e
fazer upload dos documentos, digitalizados (escaneado) em pdf, exigidos. Não será aceito upload de fotografias de documentos. Todos os documentos deverão ser escaneados em pdf;
e) O/a requerente cujo pedido de isenção do recolhimento do preço público de inscrição for indeferido deverá, para efetivar sua inscrição na Seleção Pública, acessar o endereço eletrônico https://sites.uel.br/proppg/inscricoes/, no período de 05 de novembro a 23 de fevereiro de 2026, preencher as informações solicitadas no momento da inscrição, fazer upload dos documentos digitalizados (escaneado) em pdf, exigidos, imprimir o boleto bancário e recolher do valor do preço público de inscrição, conforme instrução no boleto, e horário compatível com as Intuições Financeiras. A Universidade e a Coordenação do Curso não se responsabilizam por recolhimento efetuado em banco diferente do indicado no boleto. Não será aceito upload de fotografias de documentos. Todos os documentos deverão ser escaneados em pdf.
IMPORTANTE :
Não esquecer de informar no requerimento o nome do Curso (Especialização Direção de Arte: Design e Comunicação);
Não esquecer de informar no assunto do e-mail: “Isenção – nome do/a requerente – Especialização em Direção de Arte: Design e Comunicação”;
Não serão analisados pedidos de isenção com informação incompleta, ilegível ou fora do prazo estabelecido neste Edital.This is a placeholder tab content. It is important to have the necessary information in the block, but at this stage, it is just a placeholder to help you visualise how the content is displayed. Feel free to edit this with your actual content.
Isenção – Lei 19.293 – 13 de dezembro de 2017 (Doador de sangue a órgão oficial de saúde ou à entidade credenciada pela União, Estado ou Município)
a) Haverá isenção do valor total da taxa de inscrição para doadores de sangue realizado em órgão oficial ou à entidade credenciada pela União, pelo Estado ou pelo Município, conforme Lei 19.293 – 13 de dezembro de 2017.
b) O/a requerente deverá preencher, digitalmente, o Requerimento de Isenção disponível em https://sites.uel.br/proppg/formularios-da-pos-graduacao/ (Requerimento Isenção), informando o nome do Curso que pretende se inscrever, encaminhar juntamente com documento comprovando que realizou duas doações dentro do período de doze meses anterior à data de publicação desde edital, emitida por órgão oficial ou entidade credenciada pela União, pelo Estado ou pelo Município, no período de 20 a 22 de outubro de 2025 para o e-mail spg.latosensu@uel.br, digitalizados em ARQUIVO ÚNICO, no formato PDF com o assunto “Isenção – nome do/a requerente – Especialização em Direção de Arte: Design e Comunicação – nome do Curso. (Exemplo: Isenção – nome do/a requerente – Especialização em Direção de Arte: Design e Comunicação)
c) O/a requerente com pedido de isenção deferido ou indeferido será comunicado/a via e-mail até dia 24 de outubro de 2025.
d) O/A requerente cujo pedido de isenção do recolhimento do valor do preço público de inscrição tenha sido indeferido, poderá apresentar recurso contra o indeferimento das 8h às 23h59min do dia 29 de outubro de 2025, enviando e-mail para rogerioghomes@uel.br. O requerimento deverá apresentar justificativa circunstanciada para fundamentar a interposição do recurso e informar o item, alínea e/ou inciso do Edital em que se baseia a interposição
e) O resultado da análise de eventuais recursos será apresentado no endereço (https://sites.uel.br/ceca/lato-sensu/) a partir das 17h do dia 31 de outubro de 2025;
f) O/a requerente cujo pedido de isenção do recolhimento do preço público de inscrição for deferido deverá se inscrever no endereço eletrônico https://sites.uel.br/proppg/inscricoes/, no período de 05 de outubro a 23 de fevereiro de 2026, preencher as informações solicitadas no momento da inscrição e fazer upload dos documentos, digitalizados (escaneado) em pdf, exigidos. Não será aceito upload de fotografias de documentos. Todos os documentos deverão ser escaneados em pdf.
g) O/a requerente cujo pedido de isenção do recolhimento do preço público de inscrição for indeferido deverá, para efetivar sua inscrição na Seleção Pública, acessar o endereço eletrônico https://sites.uel.br/proppg/inscricoes/, no período de 05 de outubro a 23 de fevereiro de 2026, preencher as informações solicitadas no momento da inscrição, fazer upload dos documentos digitalizados (escaneado) em pdf, exigidos, imprimir o boleto bancário e recolher do valor do preço público de inscrição, conforme instrução no boleto, e horário compatível com as Intuições Financeiras. A Universidade e a Coordenação do Curso não se responsabilizam por recolhimento efetuado em banco diferente do indicado no boleto. Não será aceito upload de fotografias de documentos. Todos os documentos deverão ser escaneados em pdf.
IMPORTANTE:
Não esquecer de informar no requerimento o nome do Curso (Especialização Direção de Arte: Design e Comunicação) para o qual está requerendo a isenção.
Não esquecer de informar no assunto do e-mail: “Isenção – nome do requerente – Especialização em Direção de Arte: design e comunicação”;
Não serão analisados pedidos de isenção com informação incompleta, ilegível ou fora do prazo estabelecido neste Edital.This is a placeholder tab content. It is important to have the necessary information in the block, but at this stage, it is just a placeholder to help you visualise how the content is displayed. Feel free to edit this with your actual content.